Minha Cirurgia Refrativa - Correção de Grau, Pré e Pós Operatório, Recuperação

Em 4/16/2011 03:19:00 AM
Oi, pessoal, como prometi, vim falar pra vcs da minha experiência com a cirurgia refrativa. Antes de mais nada, uma explicação do q é e pra que serve (facilmente achada no google, pra quem quiser mais detalhes). Esse texto estou pegando direto do site do médico que me operou,k Dr. Henrique Celso Rocha, q trabalha no CBCO em Goiania - GO.

SOBRE A CIRURGIA

"A Cirurgia Oftalmológica por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos. O laser pode ser usado em várias partes do olho e tem ajudado a tratar diversas doenças oculares.
A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea,aquoso,cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.
Os erros de refração
Miopia: Dificuldade para enxergar longe. Afeta cerca de 25% da população. Normalmente, a miopia ocorre devido a um globo ocular muito comprido. Dessa maneira, as imagens dos objetos localizados à distância, convergem para um ponto focal antes de alcançar a retina e formam-se de maneira borrada, produzindo baixa visual que será proporcional à gravidade do problema.
Hipermetropia: Dificuldade para enxergar de perto. A hipermetropia é o contrário da miopia, ou seja,
a imagem dos objetos é focada atrás da retina.
Astigmatismo: Dificuldade para enxergar de longe ou de perto, conforme se associe à miopia ou à hipermetropia .O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, causando o foco de uma imagem em um eixo mais próximo e num outro eixo mais distante da retina.
Presbiopia: Dificuldade para enxergar de perto, devido a idade (vista cansada)

Sintomas dos erros de refração
A visão é diminuída, há desconforto ocular e dores de cabeça, além de lacrimejamento e ardor nos olhos. O uso de óculos ou lentes de contato normalmente é suficiente para fazer desaparecer os sintomas.

As diferentes técnicas cirúrgicas
LASIK - O Laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea, sendo a camada superficial preservada na forma de uma lentícula que será recolocada imediatamente após a aplicação. Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório como no PRK.
O tempo de aplicação é inferior a 2 minutos por olho, corrigindo até 14 graus de miopia, até 6 graus de hipermetropia e até 7 graus de astigmatismo. A cirurgia é realizada, geralmente, nos dois olho ao mesmo tempo.
O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente.
PRK - É uma abreviação de Photorefractive Keratectomy, que é o mesmo que Ceratectomia-Fotorefrativa. Atualmente, é utilizada para corrigir pequenos graus de miopia ou astigmatismo. Nesta técnica, o cirurgião programa o Laser para vaporizar camadas superficiais de tecido corneano.
Com a mudança da curvatura da córnea, os problemas de foco são reduzidos ou eliminados. O tempo de cicatrização é de aproximadamente 3 a 4 dias.
PTK - É uma técnica de Fotoablação Terapêutica com Laser indicada em leucomas superficiais (manchas brancas na córnea) e imperfeições de superfície. A cirurgia é feita com anestesia tópica e tem duração máxima de 5 minutos. Após o ato cirúrgico, não há necessidade de curativos, embora seja necessário o uso de lentes de contato terapêuticas.
Quem pode fazer a cirurgia refrativa
A cirurgia é indicada para pessoas a partir dos 18 anos, quando é esperada a estabilização do grau.
Após os 40 anos, somam-se ao grau de longe e de perto (presbiopia ou vista cansada), devendo-se considerar nesse caso, a possibilidade do uso de óculos para leitura. Pode-se, ainda, fazer cirurgia em báscula (um olho para longe e outro para perto), o que possibilita menor dependência de qualquer tipo de correção.
Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, serão realizados alguns exames complementares mais específicos para afastar
a possibilidade de haver alterações ou degenerações oculares que contra-indiquem a cirurgia.
Contra-indicações
Algumas pessoas não podem se submeter à cirurgia, caso apresentem:
• Doenças oculares infecciosas em atividade (conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, etc).
• Ceratocone, que é uma deformidade da córnea de origem, geralmente, familiar. No caso dessa patologia, é indicado o uso de lentes de contato, cirurgia de Corneal Ring (anel corneano) ou mesmo o transplante de córnea.
Procedimentos pré-cirúrgicos
A avaliação pré-operatória é feita através da consulta oftalmológica completa, que inclui os exames de refratometria (avaliação do grau), tonometria (medida da pressão intra-ocular), mapeamento da retina e o estudo detalhado das condições da córnea, através de exames complementares: topografia corneana (mapa do relevo anterior e posterior da córnea - ORBSCAN II Z), paquimetria ultrasônica da córnea (medida da espessura corneana), microscopia especular corneana (contagem das células da camada posterior da córnea) e quando necessário a aberrometria baseada na análise da frente de onda - ZYWAVE II - que identifica e quantifica aberrações ópticas de até 5ª ordem, para que possam ser realizadas cirurgias personalizadas da córnea - ZYLINK.
Recomendações pré e pós-cirúrgicas
Antes da cirurgia, o paciente deve suspender o uso das lentes de contato. No pós-operatório com a aplicação do LASIK, não existe necessidade do uso de nenhum tipo de curativo.
Na técnica de PRK, há a necessidade do uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas durante 5 dias, período em que ocorre a re-epitelização da área tratada."

A técnica usada no meu olho foi a LASIK Personalisada, cuja explicação é a seguinte (tbm do site do próprio médico):

"Até hoje, a correção visual com laser, com óculos e com as lentes de contato, podem corrigir distorções visuais básicas ou chamadas de baixa ordem. Mas existem, em algumas pessoas, outras imperfeições do sistema óptico que podem interferir na qualidade da visão principalmente à noite ou em ambientes com pouca luz. Estas distorções visuais também chamadas de "aberrações de alta ordem", podem causar reflexos, sombras, halos e outros efeitos visuais desconfortáveis.
Recentemente foi aprovado pelo FDA, um equipamento chamado de Aberromêtro, ou Analisador de Frentes de Onda, que captura as ondas distorcidas conforme retornam do fundo do olho e as compara às ondas de luz perfeitamente planas que teriam sido refletidas caso o sistema óptico não apresentasse nenhuma distorção.
Com este exame, um mapa de terceira dimensão é gerado, representando as distorções visuais específicas do olho analisado, incluindo-se tanto as aberrações de baixa quanto às de alta ordem. Este mapa é um guia para o laser, informando-o onde modelar a córnea personalizando assim a cirurgia, desta forma garante-se diagnóstico mais preciso e resultados bem-sucedidos.
É possível também, com a cirurgia personalizada, retratar casos especiais que tiveram algumas complicações na sua Cirurgia Inicial, e mesmo casos que antes tinham resultado razoável, mas hoje podem ter visão melhor após a cirurgia.
Trata-se de um novo Laser, que irá modificar pequenas porções da Córnea, baseado em informações digitais. O Laser utiliza, portanto os dados fornecidos pelo médico sobre cada olho para modificá-lo de modo único.
O CBCO foi uma das primeiras clínicas do país a contar com a Tecnologia e Médicos treinados para aplicá-la, e os resultados práticos tem sido satisfatórios, levando a uma mudança importante nas indicações de cirurgia."



 MINHA EXPERIÊNCIA

Primeiro quero dizer que conseguir uma consulta no CBCO é meio complicado, pois o dr. Henrique é considerado o maior especialista em cirurgia refrativa do Brasil, e como meu caso é delicado, fiz questão de fazer com ele (me ofereceram trocar para o filho dele pois ele estava com muitos casos na época, mas eu insisti, vou já explicar o porquê).

O meu caso era meio complicado pois meu grau era alto (8,0 no olho direito e 8,5 no esquerdo, somando miopia e astigmatismo) e minha córnea (pelinha q vai ser moldada com o laser) era fina, devido ao uso ERRADO de lente de contato (eu dormia com a lente e só tirava na época de trocar pois usava a descartável, além disso desenvolvi a síndrome do olho seco, q dá sensação de coceira e areia nos olhos, o q me fazia ficar coçando e esfregando os olhos. Inclusive meus cílios ficaram tortos - virados pra dentro - de tanto eu esfregar, desenvolvi tbm fotofobia - um tipo de "alergia" à luz). Bem, consultei com um médico local q ficou inseguro em me operar, então como já ia viajar de férias resolvi tentar uma consulta com o dr. Henrique.

Como meu grau era alto, meu plano de saúde cobriu as despesas da cirurgia, MAS tive q optar pelo método personalizado, cuja programção do laser exige um cartão personalizado com os seus dados, e tive q pagar 2 mil por fora por conta disso. O filho de uma amiga da família tinha um grau menor e teve q fazer particular, pagou 8 mil por tudo.

Antes de fazer vc passa por vários exames na própria clínica, pra medir a pressão do olho, espessura da córnea, etc. São eles: 2 "colméias", uma branca e uma amarela, em q vc  encaixa o rosto dentro de uma "câmara" listrada, uma amarelo e preto e a outra branco e preto. Essa câmara se move ao redor do seu olho, e vc tem q ficar paradinho pro exame dar certo. Depois vem um q vc observa uma paisagem ajustando o foco, como se fosse uma lente de camera. Outro q faz a mesma coisa só q é um balão, e por último um q dá um tiro de ar no seu olho (sério). Esse eu sei q é pra medir a pressão do olho.

Bem, eu me fiz os exames durante a manhã, me consultei à tarde e fiz a cirurgia 2 dias depois. ANTES DA CONSULTA vc já tem q estar há pelo menos 3 dias sem a lente de contato!! Senão pode dar alteração no seu exame de vista, pois o olho fica um pouco alterado!! Então lembrem de tirar a lente alguns dias antes!!


A CIRURGIA
Antes de entrar na sala vão te colocar um avental, sapatilhas e uma touca, não precisa tirar nada, nem sapato (só o óculos, lógico). Dentro da sala vc deita numa mesa de cirurgia comum (gelaaaaaaaaaaaaaaada!), te prendem na mesa, incluindo a cabeça, prendem os cílios (primeiro com fita adesiva e depois com um "espéculo" pra vc n piscar). Você não sente o espéculo, ok!! Vão te pingar um colírio q vc n sente nada na superfície do olho, tanto é q eu senti passando tipo uma agulha bem fininha (acho q cortando), depois uma gaze pra lá e pra cá, e nada vc sente. Eu tive vontade de piscar pq vc fica deitada de frente pra 3 mini-holofotoes e uma luz vermelha (o laser), e como disse, tenho fotofobia, então ardia muiiito olhar pra luz! P dr. Henrique quase perdeu a paciência comigo, pois eu tinha q ficar olhando sempre pra frente mas meu olho desviava da luz involuntariamente. O cheiro de queimado tbm não ajuda mto no nervoso (sabe aquele cheiro de fio queimado? Poisé!). Depois, te colocam uns protetores igual olho de mosca (todo furadinho eheheh parece um mini escorredor), é feito de acrílico transparente, mas vc sai enxergando meio embaçado. Eu fiz a cirurgia já quase de noite, então n posso dizer como q é qdo se sai direto na luz do sol, qdo saí já estava escurecendo. Até aí n senti nada.

O PÓS OPERATÓRIO

Umas 3 a 4 hs depois da cirurgia q o efeito da anestesia começa a passar (lembrando q era só um colírio, vc n toma nada). Ele tinha prescrito um antibiótico e um antiinflamatório pra tomar por 2 dias. Além disso, vc fica fazendo uso de 6 colírios (um hidratante, um antiinflamatório, um pra pressão do olho, um antibactericida e os outros dois n lembro xD ). O hidratante (optive) vc vai passar os 3 primeiros dias usando ele misturado com anestésico, eles preparam e te entregam exatamente a quantidade pra vc usar. Um dos colírios é só por uma semana, os outros vc vai tirando 1 por mês até ficar só com 3. O hidratante vai ser sempre colocado de 4 em 4 hs, os outros vai diminuindo a quantidade. Durante os 2 primeiros dias vc simplesmente NÃO AGUENTA olhar pra nenhuma luz, arde horrivelmente! Aliás, isso é uma coisa q ngn te fala - assim q passa a anestesia, PQP, COMO ARDE! Parece q tem sabão no seu olho o tempo todo! E chorar só piora!! Suas lágrimas parecem de fogo!!! A única coisa q alivia é o colírio com anestésico, mas só pode colocar de 4 em 4 hs, e em mim o efeito nunca durou mais q 2 T.T

Uma coisa q tehoq  dizer é q o dr. Henrique não é o tipo de médico q te pega pela mão, qdo falei pra ele o qto chorei ele falou "graças a Deus, pq a lágrima faz sarar mais rápido". Na hora vc pensa "porra, FDP", mas no dia depois da consulta (com menos de 24hs), ele me examinou, tirou e falou q meu olho já estava 80% curado graças ao chororô. Então não adianta achar ruim, já ouviram aquela frase "dor é bom, sinal que tá vivo"?

Bem, depois da cirurgia tive uma consulta no dia seguinte e 7 dias depois (q foi qdo ele tirou a lente protetora), e ele me liberou pra voltar pra casa com o compromisso de voltar em 3 meses, a consulta já sai agendada (operei dia 12 de janeiro e minha consulta foi dia 12 de abril). Só na consulta de 3 meses q ele vai poder dizer se zerou o grau e se vai precisar fazer retoque, então tem q ir!!

Depois da cirurgia a vida é bem tranquila, durante uns 15 dias vc tem alguma dificuldade pra ver tv e usar o computador, mas depois de 3 dias vc já lê normalmente (só n aguenta por muito tempo). A visão melhora mesmo depois q vc tira a lente protetora, assim q tira parece q o ardor volta tudo de novo (e vc sem anestésico), mas é só nos 2 primeiros dias. Eu voltei pra casa dia 20 já vendo tv e usando o celular. Com o zoom do computador aumentado e o brilho da tela diminuído já usei no dia em q cheguei (sim eu sou viciada xDDD ). Não dava pra escrever emails longos, por exemplo, mas dar sinal de vida e usar o msn tudo diboa.

Até agora eu ainda faço uso do hidratante, pois como já tinha olho seco esse problema vai me acompanhar por mais um tempo. Mas a coceira sarou, minha fotofobia melhorou MUITO (dormia com cortina bloqueadora + venda e ainda assim enxergava qualquer luzinha - agora já durmo sem venda), meus cílios desentortaram, enfim, minha vida melhorou bastante.

OS PORÉNS

Bom, como disse, a primeira semana é um inferno, seu olho arde, vc quer mexer e não pode, eu literalmetne sentava na cama e chorava feito um bebê até cair no sono. Minha mãe ficava pê da vida e até me dava o colírio com anestésico antes da hora de tanto q eu chorava >.<  Por causa disso passei 2 dias com os olhos inchados e roxos, parecia q tinha levado um murro em cada olho... mas some do mesmo jeito q veio.

Uma outra coisa foi q meus cílios começaram a cair muito! Tipo, muito MUITO MESMO! eu n sei se por causa dos colírios, do trauma da cirurgia ou o q, sei q um belo dia acordei, passei a mãe no rosto e caíram 5 cílios na minha mão. Durante o dia mais alguns, e assim foi até a minha consulta na revisão de 3 meses. Estava simplesmente desesperada, pois já tinha algumas partes do olho q n tinha cílio nenhum! Dr. Henrique me prescreveu um remedinho pra fazer a higiene dos cílios, pois ele disse q era um problema de seborréia (tipo pele oleosa na base dos cílios), esse produto é um tipo de adstringente, chama blephagel. Estou fazendo tratamento com ele e um produto da L'oreal chamado Renewal Lash Serum, q é um produtinho pra fortalecer e estimular o crescimento dos cílios (versão cosmética do revitalash).

Graças a Deus, na minha consulta de revisão foi constatado q meu olho cicatrizou super bem, e zerei o grau. O rapaz q mencionei antes, q fez a cirurgia 1 mês antes de mim, ficou com resquício, e o grau dele era beeem menor q o meu (menos da metade). Realemtne é um procedimento q varia de pessoa pra pessoa. Se, por exemplo, eu precisasse fazer retoque, não sei se faria, pois sofri muito no pós-operatório.

Algumas coisas ainda tenho rpoblema pra enxergar, como é o caso de painéis luminosos (tipo letreiros do Bob's ou outdoor luminoso à noite) e tbm pra ler a uma determinada distância (sabem qdo vc vai fazer concurso e eles colocam uma folha A3 na parede dizendo a hora q a prova começou e o tempo restante? 1 semana antes da minha revisão fui fazer uma prova dessas e n consegui ler esse aviso, sentei na 3 cadeira da fila da parede...); tbm tenho problemas para enxergar à noite, qdo estou no carro e outro carro vem na direção contrária eu n consigo divisá-lo, só vejo o farol vindo na minha direção. Mas ele falou q isso ainda vai melhorar bastante.

Tenho mais uma revisão em 6 meses e depois em 1 ano.

Pra quem tem problemas com lente de contato, e acha que AGUENTA, eu recomendo. Mas vai ter q ter MUITA disciplina depois com os colírios, e a consciência q ARDE MUITO, nos primeiros dias vc almaldiçoa até a octagésima geração do médico, mas acredite em mim, PASSA! E TEM Q colocar os colírios! Eu sei q alguns parecem fogo líquido (principalmente os de duração menor), deixe sempre o hidratante por último pra "lavar" o olho, já ajuda muito. O pior de todos só dura 7 dias. Eu esperneei muito pra colocar eles, tentava dormir na hora q sabia q ia ter q botar, mas minha mãe é dez mil vezes mais disciplinada do q eu hehe xDDD no finalvaleu a pena, pois deu tudo certo \o/

Se vc n tem condições de viajar, consulte um médico na sua cidade mesmo, o meu caso é pq era mais complicado e o único q tinha aqui estava inseguro em me operar. Existem vários profissionais de gabarito q podem te atender (inclusive pelo seu plano de saúde). Uma coisa importante é esperar o seu grau estabilizar, minha oftalmologista me recomendou esperar passar 3 anos sem o grau mudar (por isso q só fiz a minha com 23). Senão vc vai tirar o grau q já tem mas ele vai continuar aumentando e vc vai ter sofrido à toa. ~.o

3 comentários:

Unknown on 25 de fevereiro de 2015 às 12:25 disse...

Olá , eu fiz cirurgia refrativa recentemente, dia 11/02/2015, porém hoje 2 semans depois ainda estou com fotofobia, enchergo as letras todas embassadas, o resto vc sabe como é. sabe quanto tempo demora pra isso passar?

Unknown on 29 de outubro de 2015 às 08:43 disse...

Poxa era meu maior sonho, deu tanto trabalho fazer, quase pensei que perderia o emprego pelos atestados, e no fim ainda sobrou grau, é triste... Embora de 6 graus abaixou para 1, meu sonho era pode ver tudo perfeitamente e zerado....

Beca on 30 de novembro de 2017 às 05:55 disse...

Passou sua fotofobia?

 

-={Bau de Brinquedos}=- Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare