Alergia a esmaltes, será que você tem?

Em 12/14/2010 01:16:00 AM
 
 

Enviado para você por sweetygirl através do Google Reader:

 
 

via Mão Feita - Não tire bife, ok? de Bia em 11/12/10

Vermelhidão e coceira no rosto, pescoço e mãos? Inchaço nas pálpebras logo após a manicure? Ihhhhhh, cuidado, isso pode ser alergia a esmaltes, sabia?

A alergia a esmalte de unhas – também chamada de dermatite de contato ou eczema de contato – ocorre devido à reação alérgica provocada pelos componentes presentes na formula do esmalte, como o formaleido e o tolueno. O tolueno é um solvente (barato) da fórmula tradicional de esmaltes. O formaldeído está presente na resina do esmalte. A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto. Até o momento o formaldeído só está proibido nos Estados Unidos, Canadá e nos países do oeste europeu, o que explica porque os esmaltes gringos são livres dessas substâncias e, por consequência, hipo-alergênicos em sua maioria (mas não custa nada ler o rótulo antes de comprá-los pra ter certeza, não é mesmo?). Além dessas duas substâncias a alergia pode ser provocada pela mica, um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.

A alergia é um processo individual de cada organismo. Algumas pessoas têm alergia a camarão, outras a perfume, e outras a esmaltes para unhas. As pessoas não nascem alérgicas, mas podem desenvolver alergia ao longo da vida. O que explica porque, de repente, uma pessoa que sempre usou esmaltes a vida inteira e nunca apresentou nenhum sintoma pode, de uma hora pra outra, começar a apresentar os quadros e sintomas alérgicos na forma da dermatite ou eczema de contato.

Como o nome já diz, a dermatite de contato é uma inflamação da pele, causada por uma substância que entra em contato com o corpo. É interessante notar que existem dois tipos de dermatite de contato. Um deles é causado por substâncias que irritam a pele, por isso chamados irritantes. Neste grupo, a pessoa não precisa ser alérgica para desenvolver a doença, pois o mecanismo de formação da doença não envolve uma reação imunológica, como acontece nas dermatites de contato alérgicas. Nestas, o individuo só começa a apresentar os sintomas de dermatite se ele for sensível àquele determinado alérgeno. Na verdade, os sintomas das duas dermatites são semelhantes e fica difícil muitas vezes diferenciar uma da outra.

Os sintomas são basicamente: lesões secas e descamativas, principalmente nas mãos e braços. Nas lesões mais graves notam-se bolhas, intensa vermelhidão, rachaduras na pele ou mesmo úlceras, dependendo do caso. Além disso, a pessoa se queixa de coceira, às vezes queimação, ou até mesmo dor nos locais afetados.

Se você desconfia que possui esse problema, faça o teste de contato com seu médico, que aplicará uma fita nas suas costas contendo 35 substancias, dentre elas, as presentes no esmalte. Depois de 48 horas já se pode conhecer os resultados. O tratamento para o problema é realizado por um médico especialista que prescreverá medicamentos para controlar as lesões.

A alergia não tem cura. Por isso, a solução é abandonar o esmalte comum e investir nos esmaltes hipoalergênicos. Cada vez mais as marcas nacionais estão investindo em linhas para as mulheres que têm alergia como: Impala, Risquè, Colorama (você sabia que a linha Colorama Fashion é hipoalergênica?), Hits, Êxtase (com seus esmaltes a base d´água) e muitos outros:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

0 comentários:

 

-={Bau de Brinquedos}=- Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare