Motorola Xoom - Opinião de Usuário Final (pt 1)

Em 10/02/2011 09:39:00 PM
Bom, como notei que a maioria esmagadora das resenhas desse aparelho são feitas por pessoas que não passam mais de 1 mês com ele, resolvi eu mesma fazer um. O meu foi adquirido em julho, e dei mais um tempo pra ver se algumas das minhas issues com o aparelho eram por causa do S.O. ultrapassado (a atualização foi enviada essa semana) - ele agora oficialmente opera no sistema Honeycomb 3.1, no qual já futriquei em todos os aspectos visíveis da atualização antes de vir opinar sobre ele.

Não vou falar sobre o hardware propriamente pq, né, dessas tem aos montes. Quero falar mesmo do aparelho como é percebido por um leigo, e não por um técnico de informática... Ao final também vou tentar fazer uma listinha dos aplicativos que considero que todo usuário brasileiro vai acabar precisando.

Quanto ao fato de ter adquirido o Xoom, aqui no Brasil à época tínhamos apenas o Ipad (nem vou comentar essa opção), o Xoom e o Galaxy Tab de 7". Como meu intento com o tablet era de ter uma boa ferramenta para assistir filmes nas zilhares de horas disponíveis de vôo que me esperavam nos meses seguintes, optei pela maior tela com o melhor custo X benefício.

1 - Tela

Uma coisa que eu achei um saco foi o fato de a tela só aceitar os comandos de toque quando você encosta toda a ponta do dedo na tela. Isso quer dizer que não aceita comandos feitos com a unha, stylus normais, N-A-D-A! Devo dizer que acho isso um porre, primeiro pq todo teclado virtual é apertado e a stylus sempre facilita nessas horas. Poxa, meu celular (nokia n97 mini) eu comando inteiramente com as unhas xP  assim como meu tablet pc (HP tx2510), que por sinal vem com uma stylus... Não entendo o porquê dessa restrição boba, e realmente esperava que com a atualização a sensibilidade da tela melhorasse, mas não.

2 - Sistema

Quanto ao "novo" Android, devo dizer que fiquei agradavelmente surpresa, pois meu único contato anterior havia sido com o Xperia mini da minha mãe, que diga-se por sinal é uma bela droga o.O (aliás ele também só funciona com a ponta do dedo >.>" )

          2.1 - Programas "escondidos"
Uma coisa interessante que eu percebi é que apesar de não vir com leitores embutidos visíveis, ele vem com um quickoffice "escondido", e que por sinal lê pdfs. Digo porque eu instalei o documents to go, e quando fui abrir ele me deu a opção de escolher qual o programa padrão, e entre eles estava o quickoffice, que eu nunca instalei.

         2.2 - Recursos nativos
Uma coisinha que eu achei bem chata foi o tempo que eu levei até achar o atalho da câmera. Enfim descobri como adicionar os atalhos para os recursos embutidos, como camera, internet, galeria, etc. Então se você está procurando por algo em especial, vá naquele simbolozinho de "+" , ao lado da palavra "aplicativos", e acrescente logo tudo o que você acha que vá precisar.

               1 - Camera
A qualidade da camera não é lá essas coisas, as imagens parecem muito com a de uma webcam que eu costumava usar. São decentes, mas meio "lavadas", azuladas. Eu aconselho a tentar não usar o zoom, pois você acabará com uma foto totalmente pixelada -.-"

               2 - Explorer
Ele já vem com um explorador de arquivos nativo, mas eu optei por baixar um programinha pra isso. Dependendo das suas preferências, o explorer nativo é suficiente.

              3 - Navegador
Bem, esse nosso amiguinho, como era de se esperar, conecta automaticamente aos recursos do google, e mantém sim seus logins em outros sites. É bastante decente, a única incoveniência que achei é que você clica no botão "voltar" e ele não "fecha" o navegador, apenas fica em standby. Ele só vai ser fechado se você fechar todas as guias abertas (o que, dependendo dos seu hábitos de navegação, pode levar um tempinho xP ). Outra coisa que ocorre com frequencia é que, por serem os botões MUITO próximos, você vai fechar uma guia e pode acabar abrindo outra. É bastante simplório, mas leve como o esperado em um tablet.

              4 - Configurações
Quando aberto o menu do relógio, você terá acesso às suas configurações. O problema é que esse menu também vai abrir um popup pra TUDO que você fizer (isso inclui downloads no market, atualizações de aplicativos, até emails - e sim, você vai ter que fechar UMA A UMA >.<)

              5 - Recursos do google

                            Greader = Considerando ser um android, você pensaria que tudo e mais um pouco já inventado pelo google estaria presente no aparelho. Bem, pelo menos o greader, que pra mim É o mais importante, não estava lá. Diga-se de passagem, o greader original não me agradou nadica >.> 

                             Gmail = Também não fiquei nada impressionada com o aplicativo desenvolvido para o gmail, pois achei muito "lavado". Até para encaminhar uma mensagem, esta não pode ser editada, apenas pode-se acrescentar texto. Não dá para selecionar várias mensagens de uma vez, e você pode mandar arquivos para a lixeira, mas não há um recurso nativo para esvazia-la. MAS, eu admito ser bastante conveniente a sincronização automática e a exibição dos seus últimos emails, muito parecido com o tweetdeck. Se for apenas para leitura e respostas, é mais que suficiente tbm.

                              Mapas = se a sua conexão 3G for boa, esse é um recurso incrível. A interface foi feita de tal forma que servirá muito bem como sistema GPS no seu carro. Aliás, se desejar, dá até pra usar o mapa como plano de fundo da "área de trabalho", mas isso consumirá MUITA bateria -.-"

                             Youtube = eu ADOREI a interface do youtube projetada pra tablets. Ficou visualmente lindo! A única coisa que me irrita é que até agora eu não descobri como acessar os comentários dos vídeos...


(continua...)

0 comentários:

 

-={Bau de Brinquedos}=- Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare