Só pra constar, a minha gata n é esterelizada pq aqui n há nenhum programa do governo voltado aos animais, e pouquíssimos vets (giram em torno d 4 a 6)... o + barato q axei me pediu 600 reais pra castrar a bichinha... aí castrei meus 3 machos por 300 e prendi todo mundo xp (moro em Rio Branco - Acre, e sinceramente nossa situação é calamitosa, não há NADA além d pet shops voltados para animais, sequer um laboratório q realize exames d sangue, por exemplo, tem q mandar tudo pra fora a custos altíssimos)
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "José Franson" <fransonvegan@gmail.com>
Data: 27/12/2011 14:29
Assunto: A Ilusão do Abrigo para animais abandonados
Para:
Inúmeras vezes ouvimos de pessoas que acabaram de recolher um animal da rua dizer: "Ah! Se eu tivesse dinheiro para montar um abrigo!". Fica bem claro, com este sonho, que elas nunca visitaram um, para saber a realidade.
De: "José Franson" <fransonvegan@gmail.com>
Data: 27/12/2011 14:29
Assunto: A Ilusão do Abrigo para animais abandonados
Para:
A Ilusão do Abrigo para animais abandonados
A Ilusão do Abrigo
Um abrigo começa sempre com as melhores intenções. Se quem o abre tem uma certa dose de "pé no chão", imagina um número limite de animais a serem abrigados. Mas o objetivo nunca é atingido. Seja porque se condói dos animais abandonados que encontra; ou dos casos tristes que donos contam para deixar a responsabilidade na mão do outros; ou ainda, daqueles que abandonam na porta, ou jogam animais lá dentro.
Em pouco tempo o limite anteriormente fixado é expandido. E quem pensava ter 50 animais se vê com 100, 200 para alimentar, vacinar, manter limpos, higienizar as instalações, etc. Já ouvi histórias de fortunas perdidas em sonhos de abrigo. Recentemente a de uma senhora que estava sendo obrigada a sacrificar os animais mais idosos e doentes por não poder mantê-los, mesmo em precaríssimas condições. Depois de seu patrimônio ter se acabado, passado pela fase de pedir ajuda aos amigos, depois parentes, depois aos desconhecidos, por fim a veterinários e à Proteção Animal para sacrificar os animais aos quais ela sonhou dar uma vida melhor ou salvar da morte nas ruas.
Abrigo não é solução, é problema gerado pelo descaso social. Do lado oposto de quem sonha montar um, existe a crença das pessoas em geral de que basta pegar um animal na rua e metê-lo num abrigo para resolver o problema. Quantas vezes ouvimos "leva pra Sociedade Protetora dos Animais..." Se visitassem algum abrigo dos muitos existentes por aí, veriam a triste realidade: Dezenas, até centenas de animais se digladiando por comida, muitos doentes, e até casos de canibalismo gerados pela fome. Mas ninguém pensa em como a "Sociedade Protetora" vai conseguir recursos.
O que a sociedade não vê, está muito claro para nós que lidamos com o problema 24 horas por dia: em vez de abrigo, dar lar transitório, uma casa de apoio. O animal é tratado, vacinado, esterilizado e doado. E isso, por vezes, demora meses.
Como doar tantos animais e os resultantes dos naturais cruzamentos, que nascem aos montes todos os dias? Como achar "donos" suficientes (e responsáveis ) que os adote?
Informando e educando as pessoas sobre guarda responsável e fazê-las compreender que esterilizar cães e gatos (fêmeas) é a única solução possível para o abandono de animais em massa com que convivemos.
Mas o que é desesperante é ver ainda veterinários aconselharem donos a deixar seus animais ter a primeira cria para só depois esterilizá-los; donos darem a desculpa de que "esterilizar faz o animal engordar" (é só continuar dando a mesma quantidade de alimento que isso não acontece ); desculpa da "falta de dinheiro " (quando a Prefeitura e os grupos da Proteção oferecem cirurgias a baixo custo ou mesmo gratuitas ); e da anti-social indústria dos criadores.
E estas mesmas pessoas ainda têm coragem de dizer que gostam de animais, deixando nascer aqueles que serão doados para qualquer um. Ou se alimentar de lixo. Ou morrer atropelados. Talvez sarnentos, famintos, num abrigo irremediavelmente sem recursos, sem ao menos o carinho de um dono.
Ana Lúcia Leão - Jornalista, membro do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e da Cia. do Bicho: www.ciadobicho.com.br
######
José Franson -
Penso em construir um abrigo para animais...O que fazer?
Eterno dilema dos protetores de animais é que não conseguimos nos omitir diante do sofrimento dos abandonados, iniciamos resgatando um , depois outro, a casa cheia e o abandono nas ruas continua.
Vamos construir um abrigo, vamos nos reunir, procurar pessoas de bom coração...O que devemos fazer? Como fazer?...fundar uma ong?...
Tenho recebido inúmeros emails de protetores neste sentido, e esta também foi nossa ideia inicial. Depois de muita vivência com abrigos, visitas a CCZs, visitas a abrigos, conversas, e meses dia e noite pensando, cheguei a conclusão que deveria me dedicar a encontrar a solução definitiva. Nasce então o projeto postos veterinários de proteção aos animais, que tem a pretensão de ser a solução definitiva para o sofrimento dos abandonados
Continuaremos sim , como protetores individuais a resgatar, tratar e procurar adoção, sempre difícil, especialmente com cães adultos. Nossos lares continuarão por muito tempo a ser "santuários/abrigos", mas não podemos ter muitos animais, apenas o razoável para que possamos dar condições de dignidade. Também precisamos viver com dignidade. Conheço muitos protetores que "piraram" em função de estarem "full time" envolvidos com emoções fortes com os animais que tanto amam e não conseguem dar a eles vida digna, e é só sair de casa para encontrar outros abandonados sofrendo, e sem condições financeiras nem espaço em casa para recebe-los.
Se apenas construirmos novos abrigos, estarão lotados em poucos meses e o sofrimento dos abandonados continuará fazendo com que nossos netos protetores continuem chorando ao ver novos abandonados sofrendo nas ruas. Estaremos dando aspirina para doente com pneumonia. Temos que ir a raiz do abandono se quisermos solução definitiva. É unânime entre todos que conhecem a vivência dos abandonados que a única solução eficaz e viável é a diminuição drástica do nascimento de cães e gatos. Como fazer isto? através de esterilização gratuita, através da prefeitura, planejada geograficamente e com controle pré e pós minucioso, como previsto no projeto postos veterinários de proteção aos animais As esterilizações atualmente feitas pelos CCZs e Ongs, mesmo aos milhares, não se mostram eficazes na solução definitiva.
O poder público se mostra totalmente incapaz de sózinho enfrentar o problema. Os protetores independentes ou através de ongs também não conseguem avançar. O projeto quer unir poder público e protetores/ongs através da participação efetiva e permanente junto aos postos, para elaboração e implantação de projetos de proteção aos animais na área específica de cada posto.
Conhecer os detalhes, tornar-se um 'especialista" no projeto postos veterinários é o caminho para convencer outros protetores e pessoas interessadas em solucionar o abandono sem aprisionar nem matar animais.
Os protetores e ongs não tinham instrumento ao procurar os prefeitos visando solucionar o abandono, os pedidos eram para que se construíssem novos CCZ, verdadeiras prisões medievais, ou para que se fizessem melhorias e reformas nos CCZs existentes,ou pedindo ajuda para custear a ração nos abrigos, sempre tivemos só migalhas, mal dá para saciar a fome dos já resgatados, sem perspectivas de solução real para todos. Agora temos um projeto viável, eficaz, de baixíssimo custo e que contempla não só a solução definitiva do sofrimento dos abandonados, como institui política pública de proteção aos animais em geral, e irá trazer nova dimensão revolucionária a proteção animal, ao propor a parceria cooperativa da comunidade através dos protetores e ongs, e os veterinários/protetores dos postos.
A libertação do cruel sofrimento dos animais abandonados está ao nosso alcance. O resgate ético da dívida que os humanos têm com os animais , pelo desprezo e crueldade praticados contra os seus melhores amigos, poderá ser pago nesta geração. O instrumento da luta está formatado.
Os animais humanos, enquanto coletivo não devem ser estimulados ou ter facilidades para manter em sua companhia outros animais. Não evoluiu o suficiente para entender que ele não é o senhor dos viventes. Vamos fazer de tudo para diminuir a natalidade de cães e gatos, para que não estejam facilmente disponíveis.
Leia o projeto completo - "Projeto postos veterinários de proteção aos animais"
Como você pode convencer o Prefeito a executar o projeto em sua cidade. - Manual como iniciar uma 'família amigos dos animais'
Veja também
Projeto Resumo "Postos veterinários de proteção aos animais"
Como convencer prefeitos a executar o projeto
Tatuí organiza grupo pela execução do projeto postos veterinários
Tatuí faz evento pela execução do projeto postos veterinários
Canis CCZ e santuários/abrigos particulares lotados...Tem solução?
Histórico da luta pela execução do projeto em Tatuí
"Primavera Animal" - Participe da libertação do sofrimento dos animais abandonados
Exemplos de abrigo modelo -
Santuário das fadas
Abrigo Picollina
O sonho de todo protetor
Vamos construir um abrigo, vamos nos reunir, procurar pessoas de bom coração...O que devemos fazer? Como fazer?...fundar uma ong?...
Tenho recebido inúmeros emails de protetores neste sentido, e esta também foi nossa ideia inicial. Depois de muita vivência com abrigos, visitas a CCZs, visitas a abrigos, conversas, e meses dia e noite pensando, cheguei a conclusão que deveria me dedicar a encontrar a solução definitiva. Nasce então o projeto postos veterinários de proteção aos animais, que tem a pretensão de ser a solução definitiva para o sofrimento dos abandonados
Continuaremos sim , como protetores individuais a resgatar, tratar e procurar adoção, sempre difícil, especialmente com cães adultos. Nossos lares continuarão por muito tempo a ser "santuários/abrigos", mas não podemos ter muitos animais, apenas o razoável para que possamos dar condições de dignidade. Também precisamos viver com dignidade. Conheço muitos protetores que "piraram" em função de estarem "full time" envolvidos com emoções fortes com os animais que tanto amam e não conseguem dar a eles vida digna, e é só sair de casa para encontrar outros abandonados sofrendo, e sem condições financeiras nem espaço em casa para recebe-los.
Se apenas construirmos novos abrigos, estarão lotados em poucos meses e o sofrimento dos abandonados continuará fazendo com que nossos netos protetores continuem chorando ao ver novos abandonados sofrendo nas ruas. Estaremos dando aspirina para doente com pneumonia. Temos que ir a raiz do abandono se quisermos solução definitiva. É unânime entre todos que conhecem a vivência dos abandonados que a única solução eficaz e viável é a diminuição drástica do nascimento de cães e gatos. Como fazer isto? através de esterilização gratuita, através da prefeitura, planejada geograficamente e com controle pré e pós minucioso, como previsto no projeto postos veterinários de proteção aos animais As esterilizações atualmente feitas pelos CCZs e Ongs, mesmo aos milhares, não se mostram eficazes na solução definitiva.
O poder público se mostra totalmente incapaz de sózinho enfrentar o problema. Os protetores independentes ou através de ongs também não conseguem avançar. O projeto quer unir poder público e protetores/ongs através da participação efetiva e permanente junto aos postos, para elaboração e implantação de projetos de proteção aos animais na área específica de cada posto.
Conhecer os detalhes, tornar-se um 'especialista" no projeto postos veterinários é o caminho para convencer outros protetores e pessoas interessadas em solucionar o abandono sem aprisionar nem matar animais.
Os protetores e ongs não tinham instrumento ao procurar os prefeitos visando solucionar o abandono, os pedidos eram para que se construíssem novos CCZ, verdadeiras prisões medievais, ou para que se fizessem melhorias e reformas nos CCZs existentes,ou pedindo ajuda para custear a ração nos abrigos, sempre tivemos só migalhas, mal dá para saciar a fome dos já resgatados, sem perspectivas de solução real para todos. Agora temos um projeto viável, eficaz, de baixíssimo custo e que contempla não só a solução definitiva do sofrimento dos abandonados, como institui política pública de proteção aos animais em geral, e irá trazer nova dimensão revolucionária a proteção animal, ao propor a parceria cooperativa da comunidade através dos protetores e ongs, e os veterinários/protetores dos postos.
A libertação do cruel sofrimento dos animais abandonados está ao nosso alcance. O resgate ético da dívida que os humanos têm com os animais , pelo desprezo e crueldade praticados contra os seus melhores amigos, poderá ser pago nesta geração. O instrumento da luta está formatado.
Os animais humanos, enquanto coletivo não devem ser estimulados ou ter facilidades para manter em sua companhia outros animais. Não evoluiu o suficiente para entender que ele não é o senhor dos viventes. Vamos fazer de tudo para diminuir a natalidade de cães e gatos, para que não estejam facilmente disponíveis.
Leia o projeto completo - "Projeto postos veterinários de proteção aos animais"
Como você pode convencer o Prefeito a executar o projeto em sua cidade. - Manual como iniciar uma 'família amigos dos animais'
Veja também
Projeto Resumo "Postos veterinários de proteção aos animais"
Como convencer prefeitos a executar o projeto
Tatuí organiza grupo pela execução do projeto postos veterinários
Tatuí faz evento pela execução do projeto postos veterinários
Canis CCZ e santuários/abrigos particulares lotados...Tem solução?
Histórico da luta pela execução do projeto em Tatuí
"Primavera Animal" - Participe da libertação do sofrimento dos animais abandonados
Exemplos de abrigo modelo -
Santuário das fadas
Abrigo Picollina
O sonho de todo protetor
Atenciosamente,
José Franson - Tatuí - SP
Campanha nacional permanente - "Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais" Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)
Para não receber nossos emails, por favor responda e escreva Remover no assunto. Grato.
0 comentários:
Postar um comentário